Clique nas imagens para ampliar
A apreciação de riscos de máquinas e equipamentos é um processo importante de avaliação feito por empresas que desejam adaptar máquinas e equipamentos segundo a Norma Regulamentadora 12 (NR12). Este procedimento visa identificar e controlar potenciais riscos presentes nas máquinas e equipamentos, visando a prevenção de acidentes de trabalho.
O QUE É APRECIAÇÃO DE RISCOS DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS?
A apreciação de riscos é um processo baseado na inspeção de todos os elementos que compõem as máquinas e equipamentos, bem como suas características tais como o modo de operação, a dinâmica de movimentos e as condições de trabalho das pessoas envolvidas nas operações.
COMO FUNCIONA A APRECIAÇÃO DE RISCOS?
O processo de apreciação de riscos segue diferentes passos para que seja feita de forma criteriosa e satisfatória. Esses passos incluem: revisão documental, vistoria do local, inventário e análise de equipamentos, verificação de dados e análise de riscos, identificação de medidas mitigadoras e recomendações de melhorias. Por meio desta metodologia é possível mensurar os níveis de riscos presentes, destacando medidas que precisam ser tomadas para controlá-los.
VANTAGENS DA APRECIAÇÃO DE RISCOS DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS
- Aumento da segurança do trabalho;
- Identificação de problemas antes da ocorrência de acidentes;
- Otimização da confiabilidade dos processos produtivos;
- Garantia do atendimento às normas regulamentadoras vigentes;
- Redução de manutenções preventivas e emergenciais;
- Redução no número de acidentes de trabalho;
- Redução significativa de custos operacionais.
A apreciação de riscos de máquinas e equipamentos é uma atividade que visa atender às exigências previstas na norma regulamentadora 12 e contribuir, de forma substancial, para a segurança das pessoas e equipamentos. Para que sua empresa seja adequadamente orientada nestas questões, contrate profissionais especializados em adequação de máquinas conforme NR12, como a Automasafety.