Clique nas imagens para ampliar
Todas as máquinas e equipamentos que envolvem riscos de acidentes de trabalho precisam estar adequadas e dentro de regras de segurança. Uma delas é a medição de aterramento de máquinas que ajuda a prevenir choques elétricos, curtos circuitos, proteger funcionários e reduzir danos a equipamentos.
O QUE É A MEDIÇÃO DE ATERRAMENTO DE MÁQUINAS?
A medição de aterramento é realizada para verificar se as máquinas e equipamentos estão adequados com a Norma Regulamentadora NR12. Trata-se de uma maneira de garantir o funcionamento destes equipamentos, evitar acidentes e aumentar a vida útil. A medição de aterramento consiste na verificação de diversos parâmetros, tais como corrente de fuga, resistência, tensão, impedância e capacitância.
COMO FUNCIONA A MEDIÇÃO DE ATERRAMENTO DE MÁQUINAS?
A medição de aterramento é realizada por meio de instrumentos especializados. Primeiramente, é feita a identificação do sistema de aterramento primário e secundário e a verificação dos cabos de aterramento que ligam os eletrodos ao circuito elétrico. Em seguida, é medida a resistência da terra para saber se a conexão está eficaz e a corrente de fuga para avaliar de riscos de choque.
VANTAGENS DE SE UTILIZAR A MEDIÇÃO DE ATERRAMENTO DE MÁQUINAS
- Garantia de segurança para os funcionários e equipamentos;
- Redução de danos a equipamentos que podem causar prejuízos;
- Maior durabilidade dos equipamentos devido à falta de descargas excessivas;
- Prevenção de choques elétricos;
- Total atendimento às normas regulamentadoras;
Realizar a medição de aterramento é importante para garantir a segurança dos funcionários e dos equipamentos. Para isso, conte com as vantagens da Automasafety que é especializada no segmento adequação de máquinas conforme NR12. Faça já uma cotação e garanta maior segurança para sua empresa.