Clique nas imagens para ampliar
Todas as máquinas industriais precisam obedecer às regras de segurança, como é o caso da NR12. Mas, além disso, é preciso implementar medidas que possam monitorar o tempo de parada destas máquinas, certificando-se de que não há perigo de acidentes. É aqui que entra a medição de tempo de parada de máquinas.
O QUE É A MEDIÇÃO DE TEMPO DE PARADA DE MÁQUINAS
A medição de tempo de parada de máquinas é uma forma de gerenciar o tempo de funcionamento destes equipamentos de maneira mais eficaz, garantindo a produtividade e reparando ou consertando os mesmos se necessário. Essa medida é usada para acompanhar e avaliar a produção, reduzir o desperdício de recursos e evitar acidentes.
COMO FUNCIONA
Os sistemas de medição de tempo de parada de máquinas usam painéis sensíveis que são componentes essenciais das instalações industriais, que funcionam como uma espécie de “limite de velocidade” para a máquina. Esses componentes são programados para monitorar o tempo de funcionamento de equipamentos, detectar riscos e até mesmo interromper o funcionamento, trazendo segurança aos trabalhadores.
VANTAGENS DO USO
Existem diversos benefícios que a medição de tempo de parada de máquinas oferece às indústrias e às empresas. Veja alguns deles a seguir:
- Monitoramento contínuo dos sistemas industriais;
- Maior controle sobre o tempo de operação das máquinas;
- Redução da quantidade de horas extras;
- Maior eficiência e otimização dos recursos;
- Prevenção de acidentes;
- Aumento da produtividade.
A adequação das máquinas conforme a NR12 e a implantação desta medida podem ser feitas por uma empresa especializada, como a Automasafety. A Automasafety é uma empresa de referência no setor de adequação de máquinas, oferecendo soluções inovadoras e com garantia de qualidade em todo o processo. Entre em contato e dê um passo a frente em sua produção, alcançando a segurança e a eficiência que você busca.